Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da Centromarca. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais

Conferência: Há Crescimento de Mercado sem Inovação?

No passado dia 12 de Outubro, mais de 200 participantes assistiram, no Museu do Oriente, à mais recente Conferência organizada pela Centromarca que teve como mote "Há Crescimento de Mercado sem Inovação?”.

O evento teve como eixo central o Estudo que a Centromarca encomendou à KPMG (e que contou com a preciosa colaboração da Kantar Worldpanel), intitulado "Avaliação do Impacto Económico da Inovação no sector dos Fast Moving Consumer Goods", com o qual se pretendeu avaliar os benefícios da inovação na área dos produtos de grande consumo.

Com este estudo, e não obstante os respectivos resultados terem demonstrado a incapacidade no período coberto pelo estudo, de a inovação gerar um efectivo incremento das vendas no globo de categorias (trinta e cinco no total) analisadas. Tal não invalida que exista um amplo consenso de que as marcas são o motor da inovação no sector do grande consumo, aplicando nela uma parte importante dos seus recursos, gerando, dessa forma, benefícios para os consumidores e valor para os diferentes operadores, a montante e a jusante, que integram a cadeia de aprovisionamento e para o país.

A Conferência, que teve como objectivo prioritário a apresentação das principais conclusões deste estudo e o debate sobre o impacto da inovação nas empresas e no mercado, contou com as excelentes intervenções, na abertura, da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann e do Keynote Speaker, o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Muito interessante foi a Mesa-Redonda que fechou o evento, moderada pela jornalista Helena Garrido, em que Manuela Tavares de Sousa, da Imperial, Miguel Matos, da Tabaqueira, Nuno Bernado, do SuperBock Group, e Paulo Pereira da Silva, da Renova, deram testemunho da importância da inovação na conquista de espaço em mercados muito competitivos e complexos e na sua performance empresarial.

Brochura

Clicando aqui pode aceder à publicação que, tal como habitualmente, preparamos e que reúne os mais relevantes aspectos da Conferência e que aqui deixamos para deixar um pequeno ‘travo’ do que aconteceu naquela sexta-feira e para memória futura dos que assistiram.

ABERTURA

Nuno Fernandes Thomaz, Presidente da Centromarca

Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria

KEYNOTE SPEAKER

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação

APRESENTAÇÃO DO ESTUDO

Pedro Silva, KPMG

PAINEL

Moderador : Helena Garrido | Observador
Manuela Tavares de Sousa, Imperial
Miguel Matos, Tabaqueira
Paulo Pereira da Silva, Renova
Rui Lopes Ferreira, Superbock Group
Assista aqui »

Clicando AQUI acederá ao vídeo integral da Conferência

Galeria