Uma marca para se mostrar única e se diferenciar no mercado, deve focar-se nos diferentes pilares que constroem a sua identidade e a sua percepção junto dos seus públicos.
A começar, obviamente, por uma proposta de valor clara e distinta, definindo o que torna a marca especial, seja pela via da qualidade do produto ou serviço, da experiência do cliente, do propósito ambiental ou social ou da inovação, dando ao consumidor os argumentos para que ela se torna a sua escolha.
Marcas que se posicionam de forma coerente e que se apoiam em valores claros (como sustentabilidade, diversidade ou inclusão) e defendem causas entendidas como positivas e o fazem de forma genuína, tendem a tornar-se mais atractivas, especialmente para públicos conscientes, interessados e envolvidos.
Um dos factores mais valorizados é o que se refere à autenticidade, mostrando total alinhamento com os valores e as promessas da marca.
Para tal, é fundamental entender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público, personalizando a relação por forma a criar relevância e laços emocionais, reforçados por uma definição clara do espaço que sua marca ocupa no mercado, pela escolha adequada entre estratégias alternativas (luxo, acessibilidade, inovação, sustentabilidade, tradição, exclusividade) e antecipando tendências, o que permite uma adaptação rápida às mudanças do mercado.
A diferenciação deve também ser visualmente percebida, com uma identidade que fique na memória e um design simbólico, original e marcante, usando cores, tipografia e elementos gráficos que ajudem à distinção, identificação e sofisticação, reflectindo a personalidade e os valores da marca.
A diferenciação passa, também, pela capacidade da marca se mostrar pioneira ou inovadora em algum aspeto — seja no design do produto, na sua conveniência e formato de utilização, na tecnologia envolvida ou no modelo de negócio — ajudando a criar distinção no mercado.
A comunicação da marca deve ter um estilo próprio, ser consistente e reflectir os seus valores e posicionamento. Pode ser mais formal ou utilizar um tom descontraído, ser inspiradora, apostar numa abordagem técnica.., mas, em qualquer dos casos, deve existir um tom de voz único, que ajude a criar uma ligação adequada com os seus públicos.
As marcas mais impactantes contam histórias poderosas sobre a sua origem, o seu percurso, os seus valores, as suas pessoas ou o seu impacto. O storytelling cria uma ligação emocional mais aprofundada e ajuda a marca a destacar-se e a fazer sobressair a sua voz num espectro em que o ruído se multiplica de forma algo indistinta.
Uma experiência muito positiva ao longo de toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até ao suporte pós-venda, ajuda, e muito, a diferenciar uma marca, garantindo excelência, da mesma forma que uma presença uniforme e coerente em todos os pontos de contacto com o público, como redes sociais, website, embalagens e campanhas publicitárias, demonstra consistência e gera reconhecimento. Marcas únicas criam e mantêm comunidades activas, ouvindo e conversando constantemente com os seus públicos.
Para se diferenciar e se tornar única, a marca deve – pois - ser reconhecível, autêntica e relevante, transmitindo valores claros e proporcionando uma experiência excepcional. Se assim for, é mais provável conseguir converter um consumidor num embaixador de marca, gerando lealdade e vontade de partilhar a marca de forma espontânea.
O reconhecimento da marca melhora substancialmente quando é possível mostrar como ela impacta a vida de clientes reais ou como eles foram importantes para a construção da marca. E avaliações muito positivas, testemunhos e histórias de sucesso, ajudam a reforçar a credibilidade e a exclusividade, tal como acontece em consequência do estabelecimento das melhores parcerias.
Esses embaixadores da marca devem ser reconhecidos – por exemplo com destaques nas redes sociais ou outros meios de divulgação ou através de envio de mensagens de agradecimento personalizados – e recompensados, com, por exemplo, a oferta de vantagens exclusivas, como descontos adicionais, acesso antecipado a lançamentos ou brindes especiais ou através de programas de fidelização específicos.
Estes clientes tão importantes devem ser envolvidos no processo de criação, solicitando-lhes feedback activo sobre produtos e serviços ou sugerindo a sua participação em iniciativas, desafios criativos ou no desenvolvimento de novos produtos, para além, claro, de os incentivar a partilhar experiências nas redes sociais, criando hashtags de marca e promovendo desafios para aumentar o respectivo envolvimento.
Há que trabalhar para conseguir que esses Embaixadores sejam a semente para a criação de uma comunidade em torno da marca, formando grupos exclusivos nas principais redes sociais, promovendo eventos, workshops ou encontros para aproximar a marca e os seus públicos ou oferecer benefícios ao atrair novos clientes.
Em boa verdade, um consumidor torna-se embaixador quando se sente emocionalmente ligado à marca, confiante na sua qualidade e reconhecido pelo seu envolvimento. A chave passa, pois, por criar uma experiência memorável, recompensar a interacção e manter uma relação próxima e autêntica com o cliente.