A AIM - European Brands Association organizou uma Delegação a Estrasburgo com cerca de 30 pessoas, vindas diversas empresas e de várias associações nacionais de diferentes países que integram a associação.
O objetivo era reunirmos com deputados, conselheiros e assistentes de vários dos países representados de forma a enfatizarmos o papel vital que os fabricantes de Marcas têm no crescimento da economia, na inovação, na sustentabilidade e na segurança, confiança e saúde que representam para o consumidor em toda a Europa.
Nos diversos diálogos, a Delegação esteve focada em mudanças positivas e nas prioridades para o próximo ciclo legislativo 2024-2029:
? Fortalecer o Mercado Único e garantir um ambiente económico competitivo e justo
? Impulsionar a sustentabilidade e economia circular, garantindo uma legislação efetiva, harmonizada e proporcional
? Promover uma competitividade justa, enfrentar as práticas comerciais desleais e salvaguardar as escolhas do consumidor
? Defender e apoiar a inovação e a transformação digital, garantindo que a regulamentação permite o crescimento em vez de criar obstáculos e encargos desnecessários
A experiência foi ainda mais impactante pelo grupo da AIM, tão rico em conhecimento e diversidade como as Associações e as Marcas que representam. A diversidade de línguas, de origens, de formas de estar foi uma demonstração do que é a cultura acolhedora e excecional da União Europeia. É a romena que se licenciou na Roménia, tirou o Mestrado no Japão, trabalha em Bruxelas e está a aprender mandarim. É o francês que nasceu no Texas, tem negócios em Portugal e vive em França. É o americano, que também é inglês e ainda irlandês.
Mas porquê em Estrasburgo?
Estrasburgo é uma interseção de estradas, caminhos de ferro e aeroporto. Historicamente foi alvo de disputa entre França e Alemanha, e também peça central nas principais guerras. Por isso, foi escolhida como símbolo da reconciliação da Europa após a II Guerra Mundial.
Estrasburgo representa tudo aquilo que construiu a “Europa dos 27”: Paz. Reconciliação, Humanismo, Diversidade, Liberdade, Escolha, Democracia, Competitividade, Justiça, Subsidiariedade, Proporcionalidade, Autonomia, Interdependência, Central, Regional, Local, Solidariedade, Transformação, Respeito, Inovação, Igualdade, Estabilidade, União.
Todas estas palavras imprimem uma dimensão à União Europeia que não existe em mais lado nenhum do mundo. Palavras que se sentem em todo o edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Estar no plenário e ouvir alguns dos debates é sentirmo-nos parte de algo que está muito para lá de Portugal ou outro qualquer país membro de forma individualizada. É sairmos da aldeia para o mundo, é deixarmos de ser só de um sítio e integrarmos vários com a mesma força de razão e coração.
Entrar no Parlamento em Estrasburgo é ver, sentir, ouvir, estar com 720 membros do parlamento europeu, que representam 27 países europeus, em 24 línguas. É perceber que a seguir à India, o Parlamento Europeu representa o maior eleitorado, o europeu, de 375 milhões de eleitores elegíveis (2024). É perceber ainda que a Alemanha elege 96 deputados, França 81, Itália 76, Espanha 61 e Portugal 21, tudo de acordo com o tamanho da sua população e adoptando uma regra de proporcionalidade.
Tal como as Marcas acolhem o “eu” de cada consumidor, Estrasburgo acolhe o “eu” de cada cidadão em todas as especificidades que ele representa e também de acordo com as suas diversidades. Também as Marcas acolhem as diferentes línguas, as diferentes legislações, as diferentes exigências e formulações de cada estado-membro, as diferentes idades e características de pele, cabelo ou corpo de cada cidadão do Mercado único, as exigências sociais e ambientais, as diferentes formas de ser e estar, os bens e matérias-primas específicos de cada estado, as individualidades, os regionalismos presentes em cada economia local, integrando-as ainda com as exigências gerais da União.
Se em Estrasburgo é onde a reconciliação da Europa acontece, as Marcas são onde a reconciliação do Consumidor acontece.