ALMA DE MARCA
Ideias e Reflexões #paramarcasquemarcam
Opinião
O nosso ADN é de Sprinter ou Maratonista?
Sempre admirei a Gestão no geral. Um gestor, de empresas, de equipas, de instituições, de entidades públicas, grandes ou pequenas, faz sempre um caminho conjunto com muitas pessoas, mas também muito isolado.
TAGS

Nas últimas semanas, na Centromarca, temos tido o privilégio de reunir com inúmeros responsáveis de empresas nossas associadas, de diferentes áreas e com diferentes modelos de negócio, para conhecermos melhor as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

E que Marcas! Sente-se um grande esforço destes líderes em criarem oportunidades e projetarem futuros melhores para as suas pessoas, empresas e economia nacional, mesmo num contexto onde a saúde do tecido económico – aumento de custos em toda a linha, rentabilidades diminuídas, margens encurtadas – faria esmorecer o mais forte dos fortes.

Sempre admirei a Gestão no geral. Um gestor, de empresas, de equipas, de instituições, de entidades públicas, grandes ou pequenas, faz sempre um caminho conjunto com muitas pessoas, mas também muito isolado. E em tempo de vacas magras ou crises, mais sozinho e difícil é o caminho. Porque por muito que se fale com outras pessoas, no final do dia a decisão é só do gestor, com toda a responsabilidade que isso acarreta. Não é fácil e não é para todos.

No tempo de vacas gordas, nem o céu é o limite. Aumenta-se salários e condições dos trabalhadores, contrata-se pessoas, criam-se programas de felicidade e bem-estar, investe-se em inovação, digitalização, ESG, responsabilidade social, patrocínios, comunicação… Nestas alturas, a fórmula é mais fácil.

O problema está quando enfrentamos a sinuosidade dos ciclos económicos, dos altos e baixos. E aí – nos baixos - a tartaruga já cresceu e precisa de um aquário maior, o mais pequeno já não serve. E é nestes tempos que nascem os verdadeiros líderes e que se afirmam as verdadeiras Marcas!

Na Centromarca, a larga maioria das nossas Marcas varia entre terem décadas ou serem centenárias. E isto é muito importante e talvez um dos maiores fatores de distinção. A longevidade e o caminho percorrido. Podemos contar histórias interessantes de Marcas com poucos anos de existência, mas na realidade são as Marcas que viveram diferentes gerações, ciclos económicos de abundância e escassez, revoluções e convulsões, que nos fascinam. Muitas delas estão cá há tanto tempo que já eram contemporâneas dos bisavós e já se reinventaram e reergueram várias vezes. E ainda cá estão, a fazer a diferença no mundo.

São estas Marcas que perceberam que há momentos para se fazerem sprints, com velocidade, força e foco a curto prazo, mas o seu ADN é de maratonista – onde impera a resistência, o foco a longo prazo e a gestão de energia. Muitos gestores falham nestas análises: o melhor timing para dar tudo em curto espaço de tempo e o melhor timing para gerir o esforço e a energia.

Um gestor de uma Marca Centenária ou com décadas tem a enorme responsabilidade de carregar aos seus ombros este peso de inúmeros gestores antes de si que souberam como fazê-lo e que na hora de tomar decisões não vale tudo e há concessões que nunca se fazem.

Nestas conversas, percebemos bem isso. A preocupação com as pessoas, objetivos de ESG, inovação, comunicação ou construção de marca não vão diminuir ou desaparecer. Antes pelo contrário!  E é disto que são feitas as grandes Marcas: um bom mix de sprinter e maratonista.