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As Marcas por trás da Música, da Arte, do Desporto, da Ciência e da Cultura
Milhares e milhares de pessoas esperam ansiosamente pelo regresso dos Festivais de Verão.
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As Marcas por trás da Música, da Arte, do Desporto, da Ciência e da Cultura

Milhares e milhares de pessoas esperam ansiosamente pelo regresso dos Festivais de Verão. Será uma legião de fãs que acorrerá, em massa, ao regresso do NOS Primavera Sound e do NOS Alive, do EDP Vilar de Mouros e do EDP Cool Jazz, do MEO Marés Vivas e do MEO Sudoeste, do SUPER BOCK Super Rock, do VODAFONE Paredes de Coura, do SUMOL Summer Fest, do DELTA Tejo, do JN North Festival, do RFM Somnii, entre tantos outros

Mas há quem prefira a Música Clássica e vá assistir ao Festival ao Largo MILLENIUM Bcp. Se for um adepto da Ópera, mas aprecie também os sons mais modernos poderá assistir ao Tributo a Beethoven e aos Queen pela Opera Spectacular no Coliseu Porto AGEAS.

Fim-de-semana após fim-de-semana, os milhões de seguidores do mundo do futebol acompanham, apaixonadamente, os jogos da Liga BWIN, berrando, enervando-se, torcendo ou insultando os seus clubes e os seus rivais, não hesitando em vestir as camisolas dos seus emblemas de paixão e passear com garbo pelas ruas com os logos, no peito ou nas costas, da MEO, da BETANO, da SUPER BOCK, da EMIRATES, da SAGRES e de tantas outras que apoiam o desporto-rei.

No final de Abril assistiremos à peregrinação habitual até ao concelho de Cascais, para o MILLENIUM Estoril Open. Poucos dias antes, Portugal estará em peso a vibrar com Miguel Oliveira no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, sendo que o piloto português é apoiado desde, praticamente, o início da sua carreira pela RED BULL.  No Verão, as praias portuguesas terão mais cor com as várias etapas da Liga MEO Surf, o circuito nacional do surf profissional. Em Agosto, entre os dias 10 e 21, as estradas nacionais encher-se-ão de fiéis adeptos da Volta a Portugal SANTANDER.

Não se tendo realizado em 2020 e 2021, por força da pandemia, a DANONE Nations Cup é, de há muito, um dos mais importantes torneios de futebol de crianças dos 10 aos 12 anos. A Taça COCA-COLA, uma das maiores provas de desporto juvenil realizadas no nosso país.

Anualmente realiza-se o MAKRO Food Bizz e aquela marca do comércio grossista patrocina inúmeros eventos na área da gastronomia e o Festival de Comida CONTINENTE marca o calendário dos eventos preferidos pelos portugueses.

A Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, o Museu de Serralves ou Fundação Gulbenkian, apoiam a música, a arte, a cultura e a ciência com o apoio de dezenas de empresas e de marcas que são os seus patronos e principal suporte financeiro das respectivas actividades. A BECEL apoia a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a MIMOSA tem uma forte ligação à Associação Portuguesa de Osteoporose.

Quando visitamos o icónico campus da NOVA SBE, podemos passar pela Health Hub CUF SAÚDE ou dirigirmo-nos, rumo à praia, através da SAGRES Beach Way. Colaborei alguns anos com uma instituição(a Esc. Sup. Biotecnologia), que apesar ter a chancela da Universidade Católica Portuguesa, foi efectivamente criada por um conjunto de empresas, grande parte das quais, algumas das mais representativas do tecido agroalimentar nacional.

A VISTA ALEGRE criou, há quase quarenta anos, o seu Centro de Arte e Desenvolvimento da Empresa (CADE), que funciona não apenas como uma instituição de referência na formação para as áreas da pintura e escultura, como é também um refúgio/residência para designers de todo o mundo. A PORDATA, excelente fonte de informação e autêntica referência da estatística nacional, é o resultado da iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, entidade ligado ao grupo JERÓNIMO MARTINS.

Estes são apenas alguns dos casos de maior notoriedade, em que as Marcas dão o nome aos Eventos ou são os pais e padrinhos dos mesmos.

Mas para além destas há centenas e centenas de outras marcas que com o seu apoio financeiro, o seu apoio material ou o seu apoio humano, permitem que num país com, como todos sabemos, escassos recursos, tenhamos uma oferta cultural e artística relevante, uma ciência e um ensino que compara bem com o que de melhor se faz a nível mundial ou que permite que, desportivamente, Portugal, em várias modalidades dê hoje cartas a nível internacional e que tenhamos figuras que são hoje autênticas referências (e, como tal, marcas) a nível global.

Além da afirmação e activação da marca e da reputação corporativa, a sponsorização e o apoio directo ou indirecto – como ainda nestes últimos dias com a iniciativa da Centromarca de apoio às vítimas do conflito no Leste Europeu – a tantas e tantas iniciativas é uma forma de perceber como a área da responsabilidade social é seriamente encarada pelas empresas e de demonstrar que as marcas são mais, muito mais, do que uma mera ‘roupagem’ colocada em torno de produtos ou serviços.